As bandeirinhas do barracão não são apenas decorativas

Terreiro da Casa de Oxumarê SSA
Tradição centenária em vários barracões as bandeirinhas viraram patrimônio do Candomblé, mas afinal, para que colocar bandeirinhas no teto? Elas podem ser todas brancas, ou ter partes nas cores do Orixá patrono do Terreiro. Com formato aproximadamente de 25 x 17 cm, cada folha de seda de 70 x 50 cm, rende 8 bandeiras, tem cortes "franjas" não muitos estreitos em uma das extremidades feitos com tesoura e são coladas em cordão de algodão (barbante) com cola de farinha de trigo.

Olhando pelo aspecto visual as bandeirinhas são para encobrir o telhado e decorar o barracão das festas públicas, também acredito que a tradição venha um pouco da herança católica das festas "joaninas" de São João, São Pedro e Santo Antônio que decoravam os arraiais, embora o formato das bandeiras sejam diferentes pode ter sido inspirado já que tradições se misturaram no país deixando nossa cultura ainda mais rica. Outra versão para a colocação das bandeirinhas é que elas representem o Òrun (Céu), os salões de um Terreiro são espaços onde são realizados quase todas as cerimônias públicas ou não, e alguns Orixás são consagrados para cada parte do mesmo, chão, entrada, os 4 cantos, a cumeeira etc. Nessa ótica faz jus o manto de bandeirinhas estarem entre o piso e o telhado.

Axé

Marcos de Ode (Ode Kobayò)

Comentários

  1. Se alguém tiver contato de quem vende as bandeirolas já pronta por favor me chame no WhatsApp 62 992061681 quero troca as do meu barracão de candomblé, grato!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Modúpé pela sua participação. Olorum Agbo Ato. Que Oxalá lhe de boa sorte.

Postagens mais visitadas