Rotina de Iyawo
Iyawo anda descalço na roça, tem seus ilekes, mokã, icãns. Olha mais para o chão do que para os olhos, abaixa a todo tempo, trabalha em todos os cantos da Casa de Axé, tira pena de galinha, tira sujeira do chão. Iyawo que não está de preceito vai na rua comprar quiabo, vai pedir ferramenta emprestada no vizinho, deixa pratos, talheres, copos e panelas bem limpos para que sujem rapidamente. Iyawo atende a dezenas de chamados a todo tempo, Iyawo se desdobra porque ele ama e é pura fé.
Iyawo não é do portão para dentro, também é do portão para fora. Fora ele é um iniciado no Orixá, dentro, ele é um iniciado no Orixá. Fora ele tem funções da sua vida cotidiana, dentro, ele tem funções fundamentais no cotidiano do nosso sagrado.
Iyawo lava roupa, alimenta fogão a lenha, atende a campainha, limpa as Casas dos Orixás. Iyawo não para nem quando descansa.
Iyawo não é serviçal, Iyawo é nosso irmão mais novo, e como tal, precisa de nossa guia. Iyawo trabalha para que o sagrado exista.
Ver Iyawo no dia a dia dentro de Terreiro dá alegria e esperança na continuidade, mas principalmente nos faz lembrar que todos nos sempre seremos Iyawos.
(Foto: internet)
Marcos (Ode Kobayò)
Comentários
Postar um comentário
Modúpé pela sua participação. Olorum Agbo Ato. Que Oxalá lhe de boa sorte.