Encontre a paz e a energia do Orixá

Quando bate aquele aperto no peito e achamos que estamos sem saída, quando a nossa energia parece que se esgotou e não sabemos onde encontrar forças para reavaliar a situação e continuar a batalha, mas estamos longe do Terreiro ou não temos alguém do Santo por perto para nos ajudar, temos que encontrar a essência do Orixá com aquilo que temos.

Nem sempre a única coisa a fazer são obrigações, ebós e oferendas para as divindades. Para muitas pessoas a solução e o alento precisam acontecer por elas mesmo. Um banho de manjericão, incensar a casa/ambiente com cravo, folha de mangueira e açúcar, um cesto ou uma travessa com algumas frutas sobre a mesa, um arranjo com folhas de colônia na sala... e mais inúmeras coisas simples que podem ser feitas para melhorar a energia e trazer um pouco de Axé para nós. Mas, também podemos ir até uma praia colocar os pés descalços na areia e entrar em sintonia com a energia de Iemanjá, podemos ir para uma cachoeira e se tiver condições se banhar nas águas de Oxum, caminhar em uma estrada de terra conversando com Ogum e Exú. Na minha opinião existem várias formas de buscar o Orixá, Candomblé cultua ancestralidade e a natureza, a energia dos Orixás estão em nosso corpo, na nossa palavra, no ar, no fogo, na terra e na água.

A força da nossa palavra é grande e surpreendente. Se levantarmos por exemplo antes do sol nascer, purificar o hálito (boca) com água, e de frente para o sol, esteja onde estiver, proferir palavras positivas, de confiança e dizer o que pretendemos e o que queremos, depois ir se movimentar para o dia porque as coisas só acontecem com a movimentação, é uma forma de encontrar com a energia de Orixá e Olodumare (Deus). Não deixe a correnteza te levar para onde você não quer ir, agir enquanto há tempo, dar um passo é melhor do que ficar parado. Pergunte para Orixá com fé que ele vai responder de alguma forma na sua vida.

Axé

Marcos de Ode (Ode Kobaò)

Foto: istock

Comentários

Postagens mais visitadas