O que canta no Siré não se canta no Run

Primeiro preciso deixar claro que nesse texto expresso a minha opinião, a minha forma de proceder de acordo com o que eu aprendi, não é uma crítica a quem tem um entendimento diferente, até porque não existe verdade absoluta no Candomblé.

Cada cantiga (Orin) no Candomblé tem um sentido e o momento adequado para ser entoada, os cantos no Candomblé não são artísticos, são sacros, portanto, quando estão no contexto ritualístico, algumas pontos precisam ser observados e respeitados, quem é de Candomblé sabe a força que tem a palavra (Oro Mimo). Cada Axé tem seu conjunto de cantos, a sua ordem de Siré (Xiré) etc. Mas, independentemente de quais cantigas e qual a ordem, existem as cantigas que só podem ser cantadas com o Orixá presente (incorporado), tem as cantigas que só são cantadas em determinadas obrigações, como por exemplo: nas Águas de Oxalá. Tem cantigas que só são cantadas quando se tem determinadas autoridades do Candomblé presente, entre tantas outras situações. No Siré, geralmente se canta 3 ou 7 cantigas para cada Orixá, essas cantigas não são entoadas no Run dos Orixás, e nem as do Run são cantadas no Xirê. Os Orins (cantigas) sagrados no Xirê louvam os Orixás e a nossa ancestralidade feminina, eles anunciam o que está por vir na cerimônia, e qual a história ancestral daquele Axé. No Run, ou em nos outros momentos da cerimônia são entoadas cantigas que contarão passagens dos Orixás, evocarão nossas divindades, anunciarão a presença dos nossos Deuses, enfim, uma série de razões para que as cantigas sejam entoadas.

Aproveitando o tema quero fazer uma observação, quando o solista canta a comunidade responde, assim se desenvolve os cantos sagrados nas cerimônias, o solista é sempre quem "puxa" a cantiga e pode ser mais de uma pessoa no dia do Candomblé, a nossa educação de Axé nos ensina que independente da potência da nossa voz nunca podemos responder em um tom que seja maior que o do solista, se quem "puxou" a cantiga tiver ou estiver com um tom de voz muito baixo é louvável que quem responde diminua o tom de voz, principalmente se o solista for um mais velho, lembre-se que o respeito aos nossos mais velhos e a estrutura fundamental para a nossa religiosidade. Novamente reitero que o texto imprime apenas a minha opinião que foi moldada até hoje pela minha vivência na religião.

Axé. Olorum Agbo Atò

Marcos de Ode (Ode Kobayò)

Foto: istock

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