Porque bater cabeça na porta, ariaxé e atabaques?
Quando se dá dòbálè ou ìká no barracão é feito na porta de entrada, no ariasè (no centro do barracão), nos atabaques e em outros pontos como nas cadeiras dos Òlòyès, Àjòyés etc.
E porque se faz? O dòbálé é dado para os que foram consagrados para Orixá masculino (Oborós) e o Ìká é para os consagrados para Orixá feminino (Àyabás). Primeiramente sempre quando o Ori vai ao chão é em reverencia a Terra (Onilé), no caso da porta do barracão se faz reverencias a Ogum e Exú, Ogum é o senhor do caminho, aquele que vai primeiro (Asiwaju) o grande desbravador e Exú é o senhor da comunicação, o grande mensageiro (Òjíse), o primeiro a ser criado, é um Orixá primordial porque participou da criação do mundo e ninguém nasce sem que Exú participe. No Ariaxé (Ariasè), centro do barracão, o dòbálé e ìká são para os Orixás plantados no Axé da Casa, para Ode e Xangô (dependendo das tradições de cada Axé e nação), no conjunto de atabaques (Run, Rumpi e Lê) são dados em reverencia aos instrumentos sacros sagrados, cada um dos atabaques são sacralizados para um Orixá de acordo com cada Axé e Casa de Candomblé, esses instrumentos recebem algumas obrigações e são eles que representam o pulsar do Axé, instrumento de comunicação entre o Aiê e Orum (Àiyé e o Òrun), Terra e Céu (Astral), nas cadeiras da Casa naturalmente são em reverencia as autoridades espirituais da Casa e também aos ancestrais do Axé.
Axé
Marcos de Ode (Ode Kobayò)
Foto: internet
E porque se faz? O dòbálé é dado para os que foram consagrados para Orixá masculino (Oborós) e o Ìká é para os consagrados para Orixá feminino (Àyabás). Primeiramente sempre quando o Ori vai ao chão é em reverencia a Terra (Onilé), no caso da porta do barracão se faz reverencias a Ogum e Exú, Ogum é o senhor do caminho, aquele que vai primeiro (Asiwaju) o grande desbravador e Exú é o senhor da comunicação, o grande mensageiro (Òjíse), o primeiro a ser criado, é um Orixá primordial porque participou da criação do mundo e ninguém nasce sem que Exú participe. No Ariaxé (Ariasè), centro do barracão, o dòbálé e ìká são para os Orixás plantados no Axé da Casa, para Ode e Xangô (dependendo das tradições de cada Axé e nação), no conjunto de atabaques (Run, Rumpi e Lê) são dados em reverencia aos instrumentos sacros sagrados, cada um dos atabaques são sacralizados para um Orixá de acordo com cada Axé e Casa de Candomblé, esses instrumentos recebem algumas obrigações e são eles que representam o pulsar do Axé, instrumento de comunicação entre o Aiê e Orum (Àiyé e o Òrun), Terra e Céu (Astral), nas cadeiras da Casa naturalmente são em reverencia as autoridades espirituais da Casa e também aos ancestrais do Axé.
Axé
Marcos de Ode (Ode Kobayò)
Foto: internet
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Modúpé pela sua participação. Olorum Agbo Ato. Que Oxalá lhe de boa sorte.