Tatuagens no corpo do iniciado

As tatuagens marginalizadas no passado hoje ocupam lugar de destaque na ornamentação pessoal da nossa sociedade. Pessoas de diversas posições sociais e culturais nos quatro cantos do país tatuam em seus corpos representações gráficas de ideias, filosofias, crenças, manifestos, etc.

Os iniciados no Orixá podem ter tatuagens? A resposta não é um mero sim ou não, primeiro, os tempos mudaram e a visão que nossos mais velhos tinham sobre as tatuagens era influenciada na mesma ideia que toda sociedade tinha. Marcar o corpo é algo que a humanidade faz há séculos, inclusive tribos africanas com as escarificações na pele para simbolizar força e/ou beleza. O conceito que temos sobre o corpo do iniciado (Ara Mimo) nos diz que ele é o altar do Orixá, portanto qualquer interferência temos que pedir permissão para nosso Olori (Orixá dono do Ori). Então as tatuagens são proibidas para os iniciados no Santo? A princípio, na essência, sim, porém a flexibilização deve ser levada em conta, por exemplo: o que será tatuado no corpo, em qual parte do corpo e qual mensagem vai passar.

Uma tatuagem feita antes da iniciação fica por conta do Axé e do Orixá decidirem quais são, e se existem impedimentos, a tatuagem que será feita após a iniciação eu sugiro consultar o Orixá, creio que um desenho relacionado ao Santo, algum símbolo de família, uma mensagem carinhosa, etc. não terá problemas. O que hoje é um tabu para a sociedade no futuro pode não ser, porque o conjunto de conceitos e a ética podem mudar e se transformarem.

Axé

Marcos de Ode (Ode Kobayò)

Foto: internet

Comentários

Postagens mais visitadas