Dá para aprender Candomblé na Internet?

A quantidade de conteúdo sobre Candomblé que existe na internet hoje é imensurável, como em qualquer segmento, esse conteúdo se divide mais ou menos em: história, notícias, artigos de opinião, ensinamentos, informações sobre Orixás e culto, cursos, lives sobre diversos temas, vídeos de cerimônias, apostilas diversas, entre outros. Muitos desses conteúdos são de muita qualidade para informar, muitos são interpretações pessoais dos autores, tem as invenções, os materiais para garantir audiência na internet e os que servem apenas para os autores ganharem dinheiro.

A internet exerce um papel importante para o Candomblé e temos que participar desse universo, a informação constrói, desmistifica, avisa, alerta, convida, elucida (...) Mas, não dá para aprender a fazer Candomblé pela internet, e isso não é papo de tradicionalista que não quer que a "verdade" emerja dos roncos dos Terreiros, é porque não existe mesmo como fazer isso na internet e ninguém vai estar disposto a fazer, nem horas de gravação conseguiria transmitir os Awos do Candomblé. Podemos aprender uma infinidade de coisas através da internet, no entanto coisa elementares como fazer um Ìmótótó e um Osè (limpeza) no Igbà de Omulu, por mais que descrevam os procedimentos em uma apostila, jamais será como saber fazer, nesse caso cada "categoria" de Orixá tem seus ritos, como fazer, quem pode fazer, quando fazer, o antes, durante e depois. Não é minha intenção complicar o Candomblé, até porque não é complicado, mas tem coisas que só vivenciando se aprende, e no Candomblé é assim.

Em suma, não se aprende Candomblé pela internet, nem em livros, nem em apostilas, em vídeos etc. Informações sobre o Candomblé sim, como sempre tivemos, vários meios de ter acesso a conteúdos de muita qualidade de autores comprometidos com o Orixá e a cultura afrobrasileira.

Axé

Marcos de Ode (Ode Kobayò)

Foto: montagem de foto por Candomblé Cotidiano de imagem da internet

Comentários

Postagens mais visitadas