A cabra do Orô veio prenha, e agora?

Existem alguns cuidados que devemos ter na aquisição dos bichos das obrigações, precisam ser saudáveis, ter o tempo adequado de vida, todos os órgãos do animal devem ser perfeitos, nas cores adequadas para a obrigação determinada etc. especialmente para as fêmeas, principalmente as mais utilizadas, as cabras (èwúre). Se na hora do orô for detectado que existe uma fêmea prenha ainda dá para parar e substituir, até mesmo adiar o orô se for possível, mas se a descoberta acontecer após o animal já ter sido imolado? Aí uma série de procedimentos deverão ser realizados de acordo com cada tradição de Axé. Mas, todos concordam que não deixa de ser um evento que sai muito da programação.

Nem sempre temos um veterinário(a) presente para examinar os animais, ou um expert em bichos para isso. Os Axoguns que, em via de regra, são os responsáveis pelos animais das obrigações, nem sempre possuem tal habilidade, primeiro pela falta de vivência com criações, segundo por não ter dado tempo para receber esses aprendizados. No Candomblé urbano contamos muito com os criadores de animais para esse fim, só que sabemos que pode acontecer, entre uma entrega ou outra, algum deslize.

Geralmente a fêmea prenha tem comportamentos diferentes, ficam mais agitadas e berram mais do que o normal, e mesmo antes dos filhotes nascerem ficam o tempo todo como se estivesse os procurando com olhar, isso já seria um sinal de alerta. Quando o Terreiro é na cidade e com pouco espaço, os bichos da obrigação chegam geralmente no mesmo dia, ou quando muito, um dia antes, então os Ogãns não tem tempo hábil para essa analise. Sempre sugiro que os animais cheguem um dia antes e durante o dia, assim, podemos tomar algumas providências e caso seja necessário a substituição do animal.

Observar o tamanho da barriga da cabra é um teste visual que não funciona para todas as cabras, porque algumas podem parecer maiores e estarem prenhas e outras não. A barriga da cabra, geralmente, não cresce até 3 meses de gestação. Tem outro teste mais eficaz e rápido, o teste da vulva.  Levante a cauda da cabra e veja se o ânus está afastado da área da cauda e se a vulva está comprida em forma de lágrima, se estiver a cabra pode estar prenha. Como não é aconselhável imolar uma fêmea em gestação ficar atento é sempre bom.

Axé

Marcos de Ode (Ode Kobayò)

Foto: freepick.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas