Comprar as folhas dos Orixás em mercados ou colher na natureza?

Os Terreiros que se estabelecem nos centros urbanos não possuem muito espaço para diversas coisas, e uma delas é o cultivo das folhas, pelo menos, das mais fundamentais. Existem os Terreiros do Grande Rio e da Grande São Paulo por exemplo que conseguiram nas regiões metropolitanas espaços maiores, mas muitos estão localizados em regiões que o espaço físico é pequeno, salvo raras excessões. Vários fatores plausíveis levam sacerdotes optarem por Casas em bairros com população densa e com pouco espaço de terra. Sem espaço para cultivar as plantas necessárias, resta ao povo desses Terreiros buscarem na natureza, e fazer todo procedimentos ritual que nossa tradição orienta, mas onde buscar na natureza?

A cada dia fica mais complicado o acesso a lugares para que possamos colher essas folhas, temos o horário certo para fazer, o procedimento correto etc. Muitas folhas conseguimos dependendo da região que estamos. Na cidade de São Paulo por exemplo ficou muito difícil porque até locais públicos proíbem que as pessoas entrem para colher folhas, e, de certa forma essa atitude do governo só foi tomada pelos absurdos que aconteciam, como sempre o bom senso não era praticado por muitos religiosos nesses locais. Folhas como macassá, oriri, oripepe, ojuoro, colônia... não se acha fácil no "mato", talvez ter um pequeno jardim para algumas folhas não ocuparia um espaço tão grande resolveria pelo menos para algumas espécies, contrariando os antigos que acham que folhas de Santo não se pega em jardim. A falta de tempo e de pessoas para colher folhas também deve ser considerada, muitos sacerdotes possuem outras atividades e nas pequenas comunidades de alguns Terreiros também não se tem pessoas disponíveis para tal, outro fator é a falta de conhecimento de folhas para que essa tarefa possa ser realizada. Então nos resta ir ao mercado e comprar? E como fica toda a tradição de colher as folhas para as obrigações?

Erveiros existem há muito tempo, vendem ervas para diversas finalidades e de certa forma facilita muito a vida de quem precisa. Se é a essência das folhas que precisamos os mercados resolve essa demanda, mas os ritos que são necessários para colher aí somente saindo para colher antes mesmo do sol nascer (para a maioria dos casos). Comprar folhas nos mercados e feiras é uma solução importante para a manutenção do culto nos Terreiros dos centros urbanos do país.

Axé

Marcos de Ode (Ode Kobayò)

Foto: internet - Mercadão de Madureira RJ -

Comentários

Postagens mais visitadas